terça-feira, 4 de outubro de 2016

Cerveja Pilsen

A cerveja pilsen é a mais tradicional e mais consumida em todo mundo e facilmente encontrada. A cerveja tem cor bem dourada com notáveis aromas de lúpulo e um sabor bem acentuado de malte, produzida em baixa fermentação, usado pouco lúpulo e maior sabor do malte.
A cerveja pilsen usa os mesmos ingredientes que os demais tipos de cerveja, o que muda é o tipo de fermento. Ela é o principal tipo de cerveja que cervejeiros caseiros procuram fazer.
Ceveja pilsen é composta por esses ingredientes:


terça-feira, 27 de setembro de 2016

O que podemos entender sobre cervejas artesanais

Cervejas artesanias é uma opção de muitos micro-cervejeiros que adeririam essa fabricação como um hobby, onde se torna muito mais prazeroso poder beber sua própria cerveja e levar o seu conhecimento para demais pessoas.
A fabricação é praticamente de forma caseira, desde o processo inicial que é adicionar os ingredientes até o engarrafamento que pode ser feito em casa, basta adquirir os seguintes produtos básicos para iniciar a fabricação da sua própria cerveja:

  • Panelas com fundo falso para misturar os ingrediente e separar o liquido dos grãos;
  • Colher para auxiliar na mistura dos ingredientes;
  • Fogareiro para fazer o aquecimento do liquido;
  • Balança digital para pesagem do malte e do lúpulo;
  • Moedor de grãos para moer o malte;
  • Termômetro para medir a temperatura do mostro;
  • Chiller para resfriar o mostro;
  • Fermentador com rolha de silicone e airlock;
  • Tubo de enchimento para engarrafamento;
  • Arrolhador para fechamento das garrafas;
  • Garrafas;
  • Densímetro para medida do teor alcoólico.     









Consumo da cerveja


Resultado de imagem para cervejaria na asia

Tudo começou na Ásia, foi nesse continente em que a cerveja veio para mostrar toda sua potência. Em torno de 7 mil anos atrás nascia a cerveja. Hoje, podemos perceber que esse produto atravessou diversas barreiras, fazendo com que fosse conhecida em todos continentes.
Em 2011, a ásia foi o continente que mais consumiu cerveja, uma razão para isso é: o aumento excessivo da população e consequentemente o grande número de jovens, que por sua vez consomem alto índice de cerveja.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Fizemos uma apresentação sobre cervejas artesanais, clique no link abaixo!


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Responda esta enquete: http://goo.gl/forms/hG2lJdq4q8hOuxLJ2

Cerveja artesanal no Brasil

A cerveja, veio para o  Brasil com a família real em 1808, desde então nunca mais saiu. A cerveja no Brasil, em caso específico, (artesanal), sempre esteve em uma constante evolução. Afinal, a cerveja não é apenas uma bebida típica de um  bar qualquer, muito mais que isso, a cerveja é cultura.
Todas as vezes em que alguém fala sobre cerveja, logo vêm em mentes uma cerveja comum, que é fabricada e também comercializada em grande escala. Hoje, através de uma forma de consumir um produto de qualidade superior, as pessoas aderiram a numa nova forma de consumir cerveja, de fato é inavegável que a cerveja artesanal é uma forma de preservar a cultura e também consumir um produto de qualidade superior.
Hoje, a cerveja é consumida em bares, como de costume, ou em qualquer comércio. Mas, os estabelecimentos  estão aderindo à cardápios de cerveja, onde a cerveja é o produto principal e como forma de acompanhamento é oferecido alguma coisa para o cliente comer, levando em conta qual é a variedade da cerveja.
Na região sul do Brasil, cede da cervejaria fuvir, as pessoas já estão acostumadas com uma nova forma de consumo, onde beber menos é beber melhor.




quarta-feira, 29 de junho de 2016

Porque a maioria das cervejas artesanais devem se manter em resfriamento

Depois que a cerveja está pronta, a maioria dos cervejeiros opta por manter a cerveja em resfriamento por maior conservação de tempo de vida e o principal pela conservação do sabor. A cerveja que não é mantida em resfriamento pode sofrer perda de sabor de uma para outra, com isso a cerveja ficará carbonatando.
A carbonação é a formação de gás que ocorre dentro da garrafa depois que adicionado o açúcar. Depois de estar pronta a cerveja que não é mantida em resfriamento a carbonatação ocorre de forma acelerada em devida temperatura.

Saiba mais: https://cervejasartesanais.wordpress.com/tag/carbonatacao/
http://www.condadodacerveja.com.br/processo-de-producao-da-cerveja-artesanal-fermentacao/

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Os primeiros cervejeiros do Rio Grande do Sul

Georg Heinrich Ritter foi o pioneiro no ramo de fabricação de cervejas. Depois de uma viagem da Alemanha chegando ao solo gaúcho, casou-se Elisabeth Fuchs. Georg não começou a fabricar cerveja sozinho, foram mais de 6 famílias envolvidas. As famílias se reuniam na casa da família Ritter que está localizada em Linha Nova (Centro). A prefeitura realizou reformas para conservar a casa do primeiro cervejeiro do Rio Grande do Sul. São feitos eventos anualmente na casa, também à um grupo de pessoas que se reúne para fabricar e armazenar cervejas nesse local.
A cervejaria teve destaque no  final do século XIX e início do século XX. Georg dedicou sua vida pela agricultura, abriu seu negocio suprindo as necessidades da comunidade.
Em 13 de março de 1889, 3 dias após completar 67 anos, Georg Heinrich Ritter veio a falecer. 

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Passos para fabricar a sua propria cerveja

Primeiro passo: Moer os grãos de cevada para poder ser melhor a retirado o açucares dos grãos.
Segundo passo: Ferver a água com os graus moídos de cevada por uma hora e trinta minutos.
Terceiro passo: Separa os grãos do mostro.
Quarto passo: Ferver o mostro por uma hora e adicionar os lúpulos.
Quinto passo: Resfriar o mostro para 25°C
Sesto passo: Adicionar o fermento.
Sétimo passo: Colocar para fermentar em temperatura controlada por sete dias.
Oitavo passo: Retirar o fermento e colocar para maturar a 1°C por dez dias.
Nono passo: Engarrafar a cerveja em garrafas ou em baril e adicionar açúcar para criar espuma.
Decimo passo: Aguardar cinco dias e degustar a sua cervejas.  


Surgimento da cerveja artesanal

O surgimento da cerveja artesanal surgiu em 1808 juntamente com a família real. O nascimento da cerveja artesanal chegou ao Brasil com o nome cervejaria Canoinhese, é uma das cervejarias mais antigas do Brasil e continua até hoje, está localizada em Santa Catarina.
Em 1993 o Brasil teve um bom crescimento em relação a produção das cerveja artesanais se tornando o maior quadro de cervejas do mundo.

Saiba mais em:
http://papodehomem.com.br/cervejas-artesanais-no-brasil-de-onde-veio-e-para-onde-vai/

quarta-feira, 1 de junho de 2016


FELIZ, CAPITAL GAÚCHA DA CERVEJA ARTESANAL
A cidade de Feliz, cidade cede da Cervejaria Fuvir, recebeu o título através da lei 14.697 de capital gaúcha da cerveja artesanal.
Feliz, conta com aproximadamente 130 cervejeiros caseiros. O título de capital Gaúcha da Cerveja Artesanal é um estimulo para as pessoas, afinal, é uma  forma de preservar ainda mais a cultura alemã que se tem dentro do município.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Filtragem do mostro


É o processo de separação do mostro dos grãos. Produzido pela Cervejaria Fuvir. 

Cerveja artesanal não é pasteurizada

Primeiramente a cerveja não é pasteurizada devido a perda de qualidade e também por a maioria é feita em casa e por falta de espaço físico. Para ser pasteurizada a cerveja deve se adquirir equipamentos e com isso se ocupa mais espaço. A pasteurização é um cozimento que ocorre depois da cerveja estar pronta.
Cervejas que não são pasteurizadas são consideradas chopp, por vários motivos, pois não é adicionados conservantes, antioxidantes, estabilizantes, tudo que uma cerveja pasteurizada tem.

Saiba mais em: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405273

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cervejas Artesanais

Certezas: Cerveja artesanal não é pasteurizada;
Feliz é a capital gaucha das cervejas artesanais;
A fabricação dura 30 dias;


Dúvidas: Onde surgiu a cerveja artesanal no Brasil;
Quem foram os primeiros cervejeiros do Rio Grande do Sul;
Porque algumas cervejas artesanais devem se manter em resfriamento;